Foto: Daer (Divulgação)
A revolta de muitos motoristas com as multas de trânsito provoca casos inusitados. Recentemente, o Daer contratou uma empresa para instalar mangueiras com equipamentos de contagem de tráfego em rodovias da região, como na Faixa Velha de Camobi, perto do trevo do Castelinho; na ERS-511, do entroncamento VRS-804 (para Silveira Martins) até Camobi; e na ERS-149, do entroncamento da ERS-348 (para Dona Francisca) até Faxinal do Soturno. Perto de Santiago, também foram instalados os equipamentos.
Porém, muitos motoristas estão achando que são equipamentos para aplicar multas por velocidade. Alguns, revoltados, chegaram a cometer atos de vandalismo, danificando os equipamentos, segundo informou um responsável pela empresa contratada em entrevista à Rádio Santiago.
Novo atacado abre nesta quinta em Santa Maria, com horário especial e ofertas
O Daer esclarece: os dispositivos serão utilizados exclusivamente para a contagem de tráfego. Não há nenhuma aferição de velocidade, tampouco a emissão de multas. O objetivo é identificar o número e a classificação de veículos que circulam nas estradas gaúchas. Os dados irão atualizar o banco de dados do Daer.
- Essas informações serão empregadas para planejar ações de construção e manutenção da malha viária - diz o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti.